Institucional - Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE

Institucional

Conheça os projetos e campanhas institucionais desenvolvidas pelo CIEE:

Adolescência e Cidadania

Criado em 1992 pelo CIEE São Paulo e operacionalizado pelo CIEE/Espírito Santo, o Programa Adolescência e Cidadania conta com a participação de empresas dessas regiões e tem o apoio das Secretarias Municipais da Educação e da Ação Social. É dirigido para jovens de família de baixa renda e promove seu crescimento pessoal e sociabilização através do eixo "trabalho, lazer, estudo". Participam do Programa profissionais e estagiários que fazem o acompanhamento dos jovens, tanto no período de trabalho nas empresas quanto nos Encontros de Lazer, realizados nos fins de semana. A iniciativa oferece aos jovens cursos como computação, mecânica de automóvel e datilografia, entre outros, além da oportunidade de participar de atividades para sua profissionalização nas empresas.

Programa CIEE de Alfabetização e Suplência Gratuita para Adultos
Transforme sua empresa em um núcleo de educação!

O CIEE, uma instituição dedicada à educação e ao desenvolvimento de pessoas, atendendo todas as regiões do Brasil na implantação do Programa CIEE de Alfabetização e Suplência Gratuita para Adultos. Funcionando desde 1997, em parceria com empresas de diversos segmentos, já beneficiou milhares de jovens e adultos, suprindo carências na formação educacional, por meio da alfabetização funcional, suplência de 1ª a 8ª série do ensino fundamental e médio, trabalhadores e pessoas da comunidade, desenvolvem sua escolaridade e evoluem profissionalmente. Ao final do Programa, os alunos são certificados, pela rede oficial de ensino. Todos os alfabetizadores e monitores, são estudantes estagiários dos cursos de Letras, Pedagogia e Matemática, que têm nesse projeto sua primeira oportunidade de aprendizado prático em seu futuro ambiente profissional.

Para maiores informações, entre em contato com a Supervisão de Projetos Sociais e Culturais, E-mail: acomp_pedag@ciee.org.br

Programa Pessoas com Deficiência

O CIEE possui cadastro de estudantes que cursam o Ensino Médio, Técnico e Superior. Além disso, tem firmado convênios com escolas de educação especial e instituições especializadas no atendimento e capacitação de pessoas portadoras de deficiências (física, sensorial, visual, auditiva ou mental). O objetivo é o de propiciar a colocação desses jovens no mercado como estagiários ou como trabalhadores registrados. Para pôr em prática esse serviço, a instituição criou um banco de dados com informações completas sobre os candidatos, bem como, sobre as instituições mantenedoras. "Com essa ação, acreditando no potencial desses jovens, entendemos que estamos auxiliando na luta pela igualdade das oportunidades, no combate à discriminação e ao preconceito", comenta Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE.

Programa CIEE de Orientação e Informação Profissional

O CIEE oferece gratuitamente o Programa CIEE de Orientação e Informação Profissional que é essencial para que os jovens possam desenvolver e amadurecer a escolha profissional, identificando suas habilidades e aptidões para atuarem no mercado do trabalho. O Programa é dividido em atividades, de acordo com o perfil do interessado:
Grupos de Orientação Profissional: Por meio de dinâmicas são abordadas habilidades, características individuais, o autoconhecimento, integrando os sonhos com a realidade e auxiliando na escolha profissional.
Palestras “Carreira: Projeto de Vida”: Esclarece sobre o processo de planejamento de carreira, contribuindo para o sucesso profissional.
BIPE (Banco de Informações Profissionais e Educacionais): A escolha da profissão pode ser uma difícil tarefa, caso não esteja cercada de informações completas e atualizadas sobre cursos, escolas, profissões e mercado de trabalho. O BIPE proporciona esse conhecimento para os estudantes, professores, pais e profissionais em geral. As escolas relacionadas no BIPE são parceiras do CIEE São Paulo e autorizam o estágio.

Campanha Antidrogas

O Brasil já é o segundo maior consumidor de drogas do mundo. Só perde para os Estados Unidos. Nas escolas de classe média, a prática é corriqueira, provando que a camada da população de maior poder aquisitivo é também grande usuária de drogas. Os dados são do cientista social Argemiro Procópio, que pesquisou tudo que foi publicado nos últimos cinco anos sobre a produção, o tráfico e o consumo de drogas no Brasil. Preocupado com a dimensão do problema, o presidente Fernando Henrique Cardoso escolheu o CIEE como um dos pilares de uma campanha nacional de combate aos entorpecentes. O CIEE é a instituição estratégica da campanha, por atuar diretamente com estudantes, público-alvo no combate aos entorpecentes. Em parceria com faculdades e universidades, a instituição utilizará sua rede de mais de 220 unidades espalhadas pelo País para distribuição de material informativo e conscientização da população jovem sobre o problema.