Este é um ambiente temporário. Em breve todas as funcionalidades estarão disponíveis no novo ambiente de serviços.
 

O Programa

Buscando contribuir para a formação de adolescentes e jovens, que saibam fazer novas leituras do mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade, surgiu o Aprendiz Legal. Um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE e a Fundação Roberto Marinho estão juntos nessa ação oferecendo à empresa a oportunidade de formar um profissional alinhado com o mundo do trabalho.

A Lei determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados. É facultativa a contratação de aprendizes pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).


Oportunidade de Renovação

Na experiência do Aprendiz Legal o jovem assume o papel de agente de desenvolvimento de sua própria carreira, de colaborador da empresa que o recebe, sua energia, sua criatividade, sua ousadia e sua tendência à contestação são canalizadas para renovar idéias, estruturas e processos.

Por acreditarmos que o jovem deve ser protagonista, visto como responsável, capaz e decisivo, o método utilizado para a formação do aprendiz estimula a autonomia e a pró-atividade. Sua inserção social através do trabalho e da geração de renda está centrada no desenvolvimento de cidadãos social e economicamente bem-sucedidos, que façam a ponte entre a infância e a vida adulta conquistando auto-estima e responsabilidade.


Metodologia

Com o foco no desenvolvimento social e humano, o Aprendiz Legal busca contribuir para a formação de jovens autônomos, capazes de intervir de forma positiva no seu trabalho, na sua vida e na sociedade.

A proposta pedagógica propõe o desenvolvimento competências e habilidades para o trabalho, com um material de formação que traz atividades desafiadoras, pautadas nos contextos do mundo do trabalho e das culturas juvenis, que dão significado aos conceitos específicos de cada curso. A abordagem interdisciplinar desses conceitos permite flexibilidade na organização do curso pelos educadores.

Na empresa, o aprendiz aplica os conhecimentos adquiridos na formação teórica e desenvolve seu aprendizado com a prática, a orientação do seu educador corporativo e a contribuição dos colegas de trabalho.


Cursos disponíveis:

CURSOS DO PROGRAMA APRENDIZ LEGAL

Programa Aprendiz Legal em:

4 horas

6 horas

CBO (Classificação Brasileira de Ocupações):    
- Auxiliar de Alimentação: Preparo e Serviços

17 meses

11 meses

- Auxiliar de Produção

17 meses

11 meses

- Comércio e Varejo

17 meses

11 meses

- Logística

17 meses

11 meses

- Ocupações Administrativas

17 meses

11 meses

- Operador de Microcomputador

17 meses

11 meses

- Telesserviços

11 meses

ARCO:    
- Arco Administrativo

24 meses

16 meses

- Arco Bancário Jovem

24 meses

- Arco Bancário Adolescente

24 meses

EAD:    
- Ocupações Administrativas

17 meses

- Arco Bancário Jovem

24 meses

- Arco Bancário Adolescente

24 meses



Para mais informações sobre o programa acesse www.aprendizlegal.org.br